Comunicar faz parte da nossa vida. É através da comunicação que expressamos quem somos ou quem gostaríamos de vir a ser. É através da comunicação que manifestamos desejos, vontades, pensamentos, sentimentos, inseguranças, bloqueios, capacidades…
Um processo de comunicação pressupõe 4 níveis:
1º Nível – Aquilo que tencionamos comunicar.
2º Nível – Aquilo que na verdade comunicamos.
3º Nível – Aquilo que a outra pessoa escuta.
4º Nível – Aquilo que a outra pessoa pensa que nós queríamos dizer.
A forma de se evitar ruído e falhas de comunicação, passa por desenvolvermos uma Comunicação Consciente (Mindful Communication). O mesmo será dizer, uma comunicação em que estejamos com atenção plena do início ao fim do processo. Só assim estaremos a comunicar eficazmente!
Neste seguimento, a libertação de ruído deve começar antes das primeiras palavras serem proferidas. Libertar ruído mental, para que num ato de atenção plena, o nosso diálogo interno seja claro e objetivo. Desta forma, aquilo que vamos comunicar é coerente com o que nos vai na cabeça e com a nossa intenção. É assim que garantimos que o ruído não começa, desde o primeiro instante, a criar subjetividade e dúvida na comunicação.
Por outro lado, a atenção plena deve continuar presente enquanto proferimos cada palavra. Por estranho que possa parecer, estarmos atentos e conscientes à medida que emitimos uma mensagem, ajudará a que o outro também esteja nesse estado de atenção plena, tomando consciência de todos os detalhes.
Com a linguagem verbal e não verbal alinhadas, e com o outro a escutar mais fielmente o que comunicamos, a nossa intenção inicial estará presente naquilo que o receptor vai considerar ser o que pretendemos comunicar.
Portanto, aquilo que deve estar garantido ANTES da partilha de uma mensagem, é uma clara VISÃO do que queremos comunicar!
Como está a sua comunicação?
Marta Rodrigues